sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Glossário

Cataplasma – Obtém-se amassando-as plantas frescas e bem limpas e aplicando-as directamente sobre a parte afectada, ou envolvidas em gaze ou pano fino.
Pode ser também obtido através de redução das plantas em pó e juntando-lhes água, chá ou outras preparações, aplicando-as e depois envoltas num pano fino sobre as zonas afectadas. ~

Decocção – é a fervura substância, para se dissolva através da acção prolongada da água e do calor. Utilizada sobretudo no caso das sementes de cereais, a decocção pode ser leve, carregada ou concentrada, conforme a sua duração e a saturação do líquido empregue.

Filtração – o seu objectivo é separar o líquido de certas partículas, que se encontram em suspensão.
Quando não se exige uma perfeita transparência do líquido, substitui-se o filtro por um coador. Para uma boa filtragem, utilizam-se tecidos de gaze, lã ou algodão.

Inalação – é utilizada a combinação de vapor de água com as substâncias voláteis das plantas aromáticas. Para gerar vapor deita-se água a ferver sobre as plantas. Depois colocamos um cone de papelão, com a base apoiada no recipiente e a parte mais estreita voltada para cima, ou então, colocamos uma toalha sobre a cabeça e debruçamo-nos sobre o recipiente.

Infusão – este processo é indicada particularmente para as plantas aromáticas. Coloca-se a planta num recipiente, depois deita-se-lhe água por cima e tapa-se durante alguns minutos. Após este tempo, é coado e pode-se consumir.
Maceração – neste processo, a substância vegetal é deixada num recipiente com o líquido destinado à sua dissolução [álcool, óleo, água ou outro líquido qualquer), à temperatura ambiente. O período de maceração depende do material utilizado. Folhas, flores e outras partes tenras são picadas e ficam a macerar por 10 a 12 horas, enquanto as partes mais rijas ficam a macerar de 18 a 24 horas. Embora lenta, a maceração é um método excelente para obter o princípio activo das plantas.

Sumo – deve ser consumido imediatamente após ser preparado. Na sua preparação são utilizados frutos moles e maduros ou folhas, flores sementes trituradas num liquidificador ou num almofariz.
Aos sumos pode ser adicionada água, ou não.














Sem comentários:

Enviar um comentário